terça-feira, 1 de março de 2011

Pintinho-saci: um problema ético.

Oi, meu nome é Pedro, tenho cinco anos de idade, mas uma cabeça de sete, eu acho. Tenho um problema que os adultos dizem que é simples: minha galinha teve três pintinhos, mas um deles nasceu sem uma patinha. É, eu tenho um pintinho-saci, que não é preto, não usa gorro vermelho e nem tem poderes. E aí está o grande problema! Ele é diferente de todos os outros pintinhos do galinheiro e eu não acho isso legal. Não vivem dizendo que todos deveríamos ser tratados de forma igual? Então eu andei pensando em soluções: posso tirar uma perna de cada um dos outros pintinhos, mas ai eu teria vários, não só um, pintinhos caindo quando fossem ciscar a terra; eu também poderia fazer uma perninha de madeira, mas o pintinho-saci ainda seria o diferente.
Quem sabe eu não possa trazê-lo para dentro da minha casa, tirá-lo do galinheiro, dar muita ração e muito amor. Ele é diferente mesmo, então não pode ficar junto com os outros. Mas, pensando agora, como ele vai viver longe da mãe e dos irmãos? Quem sabe eu pudese compensar a deficiência, e dar a toda a família do saci uma porção a mais de ração! Aí a mãe do saci vai poder dedicar mais tempo a ele, já que não vai precisar brigar pelo milho com as outras galinhas, ela pode passar o tempo ensinando o saci.
Decidi! Eu vou fazer tudo, ou quase tudo. Vou dar uma perninha de madeira para o saci, ai ele vai poder ciscar sem cair e não vai ficar dependendo de mim para dar comida para ele. Também vou dar a ração extra, assim a mãe não reclama do filho aleijado. Vou trirar a perna de mais dois pintinhos para que o saci não seja o único diferente. Pronto, problema resolvido.

...

Ai, ai! Voltei. O problema que eu achava que estar resolvido não está mais. Eu fui ver tv e no programa da moça loira começaram a falar sobre respeitar a diferença. O que é isso? Quer dizer que eu não posso mudar o saci? Se é para ser igual para todos, como eu vou tratar o saci diferente? Eu não posso fazer todos os pintinhos iguais, mas devo tratá-los como se fossem iguais? Que coisa confusa! Vou ter que suspender a ração extra da família do saci e deixar ele se virar? E se os outros pintinhos excluírem o saci? Será que vou ter que abrir um creche, depois uma escola e enfim uma universidade para ensinar os pintinhos ditos como normais a aceitar o saci? Quando eu olho, vejo que todos os pintinhos são diferentes, mas dizem que precisam ser tratados de forma iguail, outros dizem que preciso respeitar a diferença e tratar os diferentes em sua diferença.
Então todomundo é diferente e precisa ser tratado diferente. Mas peraê, se só o diferente existe, cadê o igual? Praquê eu tô discutindo isso? Que saber? Cansei de discutir sobre igualdade ou desigualdade no galinheiro, tudo isso tá muito confuso. Eu vou é pegar a minha baladeira e matar uns pintinhos, e nem venha me falar de debate sobre quem irá morrer, vai na sorte, afinal quando se trata de um caso de sorte ou azar, não há discussão e muito menos argumento. Afinal, quem vai discutir com o poderoso destino?

Copo de Gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário